JESUS LIDA COM CONFLITOS: CRISTO E O CONFLITO EMOCIONAL
No presente estudo, abordaremos o Capítulo 07 da apostila que tem como tema “Jesus Lida com Conflitos”, da disciplina “Vida de Cristo e Espiritualidade”. Enfatizaremos as bases de Conflitos Emocionais enfrentados por Jesus, diante da morte de um amigo, registrado no episódio da morte de Lázaro (Jo. 11:1-48). Subdividiremos as abordagens nas 03 perguntas que se seguem:
# Quais foram as reações humanas apresentadas por Jesus?
A experiência da doença, morte e ressurreição de Lázaro foram vividas intensamente e emocionalmente por Jesus. Primeiro Ele reagiu positivamente, mesmo sabendo que Lázaro estava morto, Ele tratou aquela situação como uma simples enfermidade e não parou a obra que estava fazendo naquele lugar para acudi-lo. Como ser humano numa situação dessa e diante de uma família em luto as emoções ficam a “flor da pele” com reações inesperadas até mesmo para Jesus, em que todos o conheciam como uma pessoa equilibrada emocionalmente. No entanto, pode-se perceber que a “ficha só caiu” quando Ele (Jesus) se encontrou com a família de Lázaro e com o local onde o sepultaram. Nesse momento, a emoção foi tão grande que o homem, amigo Jesus chorou, como está descrito no versículo 35. Ao mesmo tempo, sua reação dosada pelo domínio próprio (fruto do Espírito) e a fé profética de que aquela situação era para glorificar o nome do Senhor, Jesus tirou forças através do Poder de Deus, ressuscitando a Lázaro e o devolvendo ao convívio da família.
# Como conseguimos lidar com esse tipo de situação? Essa é uma pergunta complexa. Muitas serão as respostas, mas com certeza a principal resposta deve levar a busca de Deus no interior de cada um. Nestes momentos nos sentimos unidos por algo que nos iguala (a morte) e realmente o melhor caminho é este:
1) Busque Deus dentro de você, independente da crença, ele existe e com certeza vai nos ajudar.
2) Influencie os que estão a sua volta, para que também