Consolidação das leis trabalhistas
No Brasil, mais especificamente no Governo de Getúlio Vargas, foi instituida a maior legislação trabalhista do País, a CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas, representada pela popular carteira de trabalho, onde o trabalhador brasileiro passou a ser reconhecido pelos seus direitos, além de receber benefícios como férias, décimo-terceiro salário, FGTS, aposentadoria, entre outros.
Foi uma solução para garantir um sustento mínimo para as necessidades do trabalhador e de sua família, frente ao capitalismo selvagem, voltada a vida de consumo crescente.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a principal norma legislativa brasileira referente ao Direito do trabalho e o Direito processual do trabalho. Ela foi criada através do Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo , unificando toda legislação trabalhista então existente no Brasil.
Seu objetivo principal é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas.
O trabalho e o seu papel
A construçao de um respeito do cidadão na sociedade com o trabalho. O cidadão luta para ter uma dignidade no trabalho, tendo em vista a experiência dos escravos e o direito de serem respeitados pelos seus patrões.
Devido a muitas dificuldades do trabalho livre, o trabalhador começou a ser respeitado e digno entre os cidadãos. Eles não tinham o respeito que mereciam com os seus patrões. Pois mudanças aparecem, os patrões começam a terem respeitos e uma relação melhor com os funcionários. Facilitando a qualidade de vida dos seus funcionários com ferramentas.
É o direito de todo cidadão buscar através do seu trabalho o respeito de todo trabalhador, tendo relações dignas entre o patrão e o funcionário, facilitando as realizações do trabalho. Tendo assim uma construção de pessoas dignas, respeitando o direito de todo ser humano.
Diante das Leis Trabalhistas degradantes que está acontecendo no