CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA A CRIANÇAS
Ana Paula da Mota Borges
Karina Domingues de Faria
Paula Cristina Miotto
Curso de Letras- Português/ Inglês
Polo São Bernardo do Campo,SP
Orientador: Prof. Dr. Hélcio Lanzoni
RESUMO
Este artigo propõe uma análise sobre os benefícios e a importância da aprendizagem da língua inglesa durante a alfabetização de crianças entre 3 e 9 anos, em instituições públicas ou privadas de ensino. Para tanto, procurou-se entender que o desenvolvimento do pensamento e a aquisição do conhecimento sistematizado ocorre com mais facilidade entre os 3 aos 9 anos, e que o conhecimento da língua inglesa é essencial para o sucesso na vida pessoal e no campo profissional. Durante a análise, foram utilizados livros, sites da internet e também uma pesquisa qualitativa para coleta de dados como fonte. Os resultados demonstraram o interesse e o grande potencial de assimilação e memorização das crianças no aprendizado de línguas.
Palavras-chave: Língua Inglesa, crianças, aprendizagem, benefícios
INTRODUÇÃO
Quais os benefícios da aprendizagem da língua inglesa durante a alfabetização de crianças? Aprender uma língua estrangeira durante a alfabetização se tornou uma necessidade, uma forma de oferecer melhores oportunidades, possibilita a perspectiva de um futuro promissor para as novas gerações.
O ensino de outro idioma, neste caso o inglês, valoriza as competências e as habilidades da criança durante a vida escolar, fortalece seu senso crítico, estimula a autonomia e proporciona segurança em relação ás suas próprias capacidades e decisões. A criança desenvolve estratégias de aprendizagem importantes como a memorização cognitiva e de compensação e segundo Stephen Krashen,(1998), em sua hipótese learning/acquisition, o desenvolvimento do pensamento e a aquisição do conhecimento