exercício
Disciplina: Epidemiologia
Profª: Eliedna Novaes
Exercícios
1.Em 01/07/08, existiam 2.000 casos de tuberculose, em tratamento, em um dado município. Sabendo-se que a sua população, na época, era de 1.176.935 milhão de habitantes, calcule o número de casos de tuberculose em relação à população. Trata-se de prevalência ou incidência?
2. No ano de 2002, foram detectados 473 casos novos de hanseníase nos serviços de saúde do Distrito Federal. No final daquele ano, um total de 2.563 estava em tratamento, incluindo os mais antigos e os em que se descobriu, recentemente, serem portadores do bacilo de Hansen. Tomando-se estes números para os devidos cálculos e admitido-se uma população de 1,5 milhão de habitantes, calcule as respectivas taxas de incidência e prevalência.
3. Em um serviço de atenção pré-natal de uma indústria, 280 gestantes foram acompanhadas desde o primeiro trimestre da gravidez até o parto. Na primeira consulta, todas estavam com exame de urina normal. Durante a gravidez, 14 apresentaram infecção urinária. Calcule o coeficiente. Trata-se de prevalência ou incidência?
4. Todas as mulheres, de idade entre 15 e 49 anos, que procuraram um dado centro de saúde em determinada dia da semana, responderam a um questionário sobre uso de anticoncepcionais. De 150 contactadas, 90 informaram que estavam fazendo uso regular do produto. Faça os cálculos. Que tipo de medida é essa?
5. Entre 500 crianças vacinadas contra o sarampo, no sexto mês de vida, 25 desenvolveram a doença no ano seguinte, a contar da data de aplicação da vacina. Faça os cálculos. Que tipo de medida é esta?
6. Entre 4.000 crianças não-vacinadas, acometidas por sarampo, duas desenvolveram encefalite, como complicação do processo infeccioso. Calcule o coeficiente de encefalite entre as crianças não-vacinadas. Identifique se a medida é de prevalência ou incidência?
7. Entre as 30 crianças de um berçário de uma maternidade, três