Considerações sobre o ato de estudar
Paulo Freire
Ao se elaborar uma bibliografia devem-se levar em consideração os desejos e necessidades de quem a recebe, uma vez que aprofundando em questões superficiais acaba por gerar desmotivação ao leitor em adquirir e usufruir daquele conhecimento.
A criação de uma bibliografia deve seguir as intenções daqueles a quem se dirige a bibliografia, aos autores citados e a si mesmo.
O fato de criar e sugerir leituras tem que seguir padrões que fazem com que o leitor seja seduzido e desafiado pelo texto. Uma vez que sendo desafiado utiliza o texto como forma de estudo. Estudo esse necessita de uma visão crítica, disciplina e metodologia, que passa a ser adquirida ao se praticar, deixando de ser simplesmente uma leitura rápida e que não se obtêm resultados.
O que ocorre é o fato da educação sistemática vim abafando o ato de estudar. Acabando por sufocar a curiosidade, a motivação e a procura dos educandos que por sua vez, passa a fazer uma leitura mecânica, sem que haja compreensão do conteúdo. Buscando ao invés do entendimento do conteúdo a sua memorização.
Segundo Paulo Freire, o ato de estudar e aprender não é algo fácil e necessita de certas disciplinas como: A. Para que haja um estudo sério, é necessário que o estudante demonstre interesse pelo texto, de forma a reinventar, recriar, reescrever, e compreender o que está sendo passado, obtendo uma visão global, que faz com ele passe a ter um senso crítico e através disso faça reflexões que o leve a predisposição à busca de informações que se assemelham e completam seus estudos.
B. O exercício de estudar tem que fazer com que estudante, observe todas as oportunidades relacionadas com o mundo, fixando seu olhar nos relacionamentos com os outros e com a realidade e a partir dai assumir uma atitude curiosa de quem pergunta, indaga e busca.
C. Outro fato importante a ser observado é que quando se pretende escrever sobre um tema, é necessário que se