A importância do ato de estudar
1Carlos Alberto Morais de Freitas
Antes de qualquer coisa podemos dizer que estudar é procurar adquirir o conhecimento sobre algo, sobre determinado assunto, seja através de reflexões, análises, etc. Mas não só isso, estudar exige de quem se propõe a fazê-lo muita disciplina, atenção, pré-disposição e cuidado.
Estudar para muitos é uma atividade estressante e que requer um sacrifício gritante. Para quem realmente deseja sucesso nessa atividade o ato de estudar deve primeiramente representar uma ação em busca do prazer através da curiosidade que o conhecimento desperta naquele que se compromete a buscá-lo.
O ato de estudar como diz Freire é, “realmente um trabalho difícil. Exige de quem o faz uma postura crítica sistemática. Exige disciplina intelectual que ano se ganha a não ser praticando-a. Essa frase além de sensata demonstra uma verdade absoluta e que deve ser seguida por quem deseja levar a sério os estudos. A perfeição se atinge somente através da prática!
Nos estudos a pesquisa é a grande aliada daquele que busca o conhecimento. O bom pedagogo além de conhecer autores que possuem em seus trabalhos diretrizes para o progresso da educação, também precisa identificar e saber lidar com situações que a modernidade criou nos ambientes escolares. Por isso, não basta que o bom profissional tenha contato com boa literatura sobre determinado assunto, bem como conhecer autores renomados no campo científico, mas também, continuar seus estudos a partir da graduação, pois o conhecimento é algo que não se esgota e a busca por ele deve ser incansável e incessante para quem deseja trabalhar com educação.
Como observamos em Freire, o ato de estudar é um ato humano e esse requer uma atitude séria e comprometida. Estudar não significa somente memorizar algo para que possa ser utilizado em nosso favor de uma forma abstrata e simples. Estudar significa ir além, “adentrar” num universo em que o conhecimento estará sempre inacabado,