Lixo domestico
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
____________________________________________________________
_______
Aluno (a): Jussara da silva mota
Professor (a): Maria Lucilene Belmiro de Melo Acácio
Disciplina: metodologia científica
Assunto: Analise textual (considerações em torno do ato de estudar) Referência: Fonte: FREIRE, P. (1982) Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra (6ª edição), pp. 09-12.
RIO BRANCO ACRE, 09 DE SETEMBRO DE 2011
CONSIDERAÇOES EM TORNO DO O ATO DE ESTUDAR
Toda bibliografia deve refletir uma intenção fundamental de quem a elabora, Ou seja, para se elabora uma obra e essencial que haja todo um contexto histórico baseado em informações e fundamentos onde todo o contexto desperte o interesse do leitor. A sugestão de leitura de livros não é cópia dos títulos ao acaso. Quem sugere deve saber o quê e por que sugere. Aqueles que recebem a relação bibliográfica, por sua vez, devem ter nela, não uma rota dogmática de leitura, mas um desafio, que vai se concretizando na medida em que vão estudando e não simplesmente lendo, por alto, os livros citados.
Este procedimento ingênuo ao qual é submetido o educando, ao lado de outros fatores, pode explicar outras situações. “O que se lhes exige não é a compreensão do conteúdo, mas sua memorização.”
Paulo Freire nos mostra que em vez do estudante tentar compreender o texto, ele toma como único desafio a sua memorização.
No entanto, prossegue o autor, no caso de uma visão crítica, se dá exatamente o contrário. O texto: Considerações em Torno do Ato de Estudar, nos chama a atenção para alguns pontos:
O estudante deve assumir o seu papel.
O ato de estudar depende de uma atitude de humildade.
O ato de estudar significa compreender e criticar.
Deste modo, só seguindo uma série de atividades preparatórias é que se consegue alcançar um nível de interpretação aprofundado do texto, onde afinal o sentido se manifesta
Em um