Considerações sobre União Européia
Atualmente a UE engloba estes 27 países, mas nem sempre foi assim. Quando os países europeus começaram a cooperar economicamente, em 1951, apenas a Bélgica, a Alemanha, a França, o Luxemburgo e os Países Baixos participaram nesse projeto, formando a Comunidade Econômica do Carvão e do Aço (CECA) que visava garantir e gerenciar as reservas de carvão e aço, importantes insumos para o desenvolvimento da indústria europeia da época. Esse foi o primeiro passo no sentido de unificar os estados europeus.
Em 1957 com o Tratado de Roma, os mesmos seis países a fundarem a CECA ratificam a criação de outras duas organizações: Euratom e CEE. Responsável por fomentar a indústria nuclear não-bélica dos países membros, a Comunidade Europeia de Energia Atômica (Euratom) estabeleceu uma política de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e buscou atrair capital privado para a ampliação da capacidade industrial do setor.
Como bem explicado por Jéssica Naime em seu artigo publicado na internet, a Comunidade Econômica Europeia (CEE):
consistia da formação de um Mercado Comum, estabelecendo uma união aduaneira que eliminava as restrições comerciais entre Estados membros e firmava uma tarifa externa comum para o bloco. Além disso, outras barreiras foram progressivamente sendo eliminadas, firmando a livre circulação de bens, serviços, capital e trabalho. Por esta ocasião, também foi