Pré- projeto
CURSO DE PEDAGOGIA
MIRELLY KAROLINNY DE MELO
CAROLINA MONTEIRO ANDRADE
RACISMO: PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO DO NEGRO NO MEIO ESCOLAR
Queimadas – PB
2013
CAROLINA MONTEIRO ANDRADE
RACISMO: PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO DO NEGRO NO MEIO ESCOLAR
Trabalho, pré-projeto, apresentado à disciplina Metodologia Científica, como requisito básico de nota avaliativa.
Queimadas – PB
Setembro 2013
Introdução:
A sociedade Brasileira foi formada por três etnias: o europeu, o indígena e o negro, mas desde o período colonial o negro é colocado a margem, e durante muito tempo foram escravos e considerados mercadorias, não sendo valorizado como deviam. Essa exclusão nos trouxe uma grande problemática no nosso dia a dia de diferentes formas, onde podemos observar como as pessoas hoje lidam com a questão racial. No espaço escolar também se evidencia o preconceito, a qual muitas vezes afeta o aluno e o seu rendimento escolar e a identidade da criança.
No caso específico do problema da desigualdade e da discriminação racial no sistema escolar, é flagrante o hiato que separa os enunciados legais, os direitos anunciados nos tratados internacionais da alarmante realidade, visível a olho nu, diagnosticada nos estudos e pesquisas sobre o tema e denunciada, há décadas, pelas entidades do Movimento Negro. (Silva Jr, 2002: pág. 24 ).
Embora muitos professores acreditem que no espaço escolar não exista o racismo, mas, a escola tem o papel de educar e fazer com que os educandos aprendam a viver com a diferença. Sendo a escola o primeiro contato da criança com o processo de socialização, muitas vezes as crianças são vítimas de preconceitos e acabam silenciando por medo. Nesse sentido, a construção da identidade, assim como sua manutenção, se constituirá dentro do processo social, quando o olhar do outro poderá ou não proporcionar o reconhecimento ou