considerações finais the black cat
Observou-se, durante as reflexões, que as narrativas fantásticas e a análise do discurso estão intrinsecamente ligadas, pois na narrativa fantástica podem-se encontrar estratégias que são influenciadoras tanto no que se refere aos elementos que a compõem como: o medo, a hesitação, a dúvida do que é real ou não, quanto à transmissão de conceitos discursivos, persuasivos e ideológicos.
Em um primeiro momento, conclui-se que o texto literário, embora não seja considerada uma fonte portadora de abordagem persuasiva, é um mecanismo de transmissão de ideologias e argumentações que exercem influências nos sujeitos. Mesmo sendo algo esporádico encontramos fontes argumentativas nas narrativas, mascaradas sob um cenário literário de imaginação e irrealidade, que expõem sem imparcialidade a visão da qual se quer imbuir nos leitores, envolvendo-os de forma sutil ou quase imperceptível na tentativa de estabelecer um vínculo de envolvimento com a obra ficcional.
Portanto, é importante ressaltar que este artigo é resultado de uma pesquisa de caráter exploratório e requer ainda inúmeras abordagens, pois as estratégias discursivas e a análise do discurso são campos abrangentes que são permitem variadas interpretações, deixando muitas lacunas. Enfim, a discussão levantada é o começo para a contribuição do surgimento de outros questionamentos.
Edgar Allan Poe nasceu no seio de uma família escocesa-irlandesa, filho do ator David Poe Jr., que abandonou a família em 1810, e da atriz Elizabeth Arnold Hopkins Poe, que morreu após o nascimento de Rosalie, a irmã mais nova de Poe. em 1811. Depois da morte da mãe, Poe foi acolhido por Francis Allan e o seu marido John Allan, um mercador de tabaco bem sucedido de Richmond, que nunca o adotou legalmente, mas lhe deu o seu sobrenome (muitas vezes erroneamente escrito "Allen"). Esta placa marca o local aproximado6 onde Edgar Poe nasceu, Boston, Massachusetts. Depois de frequentar a escola de Misses Duborg em