Relatorio de seção
Nomes do trio: Jacqueline Oliveira, Thania Cristina e José Vitor.
Data: 14/03/14
Nome da sessão: Variação e seleção
Sujeito número: 10
Peso: 176 g Objetivo da sessão: Esta sessão teve como – o conjunto de variações comportamentais – uma delas (pressionar a barra) produzirá alterações no ambiente (um som e a liberação de uma gota de água).
Método: Sujeito
O mesmo sujeito que participaram do exercício 1, rato nº 10.
Equipamento
Caixas de condicionamento operante, modelo INSIGHT conectadas a um equipamento (CS LDS) que permite produzir alterações no interior da caixa operante. As caixas operantes equipadas com barra possuem um mecanismo que permite que automaticamente a água seja liberada no bebedouro, após a pressão à barra.
Procedimento
1. Essa seção teve duração de 25 minutos.
2. Colocamos água no reservatório e ligamos o equipamento.
3. Nesta sessão, as respostas de pressionar a barra foram seguidas de água, imediatamente, após a sua ocorrência.
4. Colocamos um dos botões da chave “bebedouro” na posição “ligada” e o outro botão na posição “automático”. Isto fará com que, assim que o sujeito pressionar a barra com força suficiente, um som “clique” seja produzido e uma gota de água seja imediata e automaticamente liberada.
5. Utilizamos a folha de registro 1 como na seção anterior , registramos todas as várias respostas emitidas pelo sujeito experimental, durante cada minuto.
Resultados:
De acordo com os procedimentos adotados, observou-se que o sujeito farejou frequentemente do 1º min. Ao 4º, depois do 6º min. ao 12º, levantou-se apenas uma vez, limpou-se frequentemente do 7º min. Ao 10º min., porem não tocou a barra, e também não bebeu a água, dormiu durante alguns minutos.