fisiologia animal
FISIOLOGIA ANIMAL cérebro SISTEMA NERVOSO
1. REGULAÇÃO FUNCIONAL
A complexidade dos animais exige que a coordenação de todos os sistemas que formam o organismo seja executada pela ação conjunta de dois sistemas: o nervoso e o endócrino. A atividade do sistema nervoso baseia-se em uma das células mais especializadas do organismo, o neurônio. Devido às características dessas células, o sistema nervoso tem atividades baseadas em respostas rápidas e de curta duração. Já, o sistema endócrino baseia a sua atividade no trabalho de glândulas que lançam suas secreções, os hormônios, diretamente na corrente sangüínea. Essas substâncias, de composição química variada, atuam na regulação funcional de maneira geralmente lenta e com efeitos duradouros.
bulbo medula espinhal
Principais estruturas do sistema nervoso central (SNC)
O encéfalo divide-se em cérebro, cerebelo e bulbo. O cérebro é pequeno nos peixes e aumenta progressivamente de tamanho e complexidade nos anfíbios, répteis e aves, atingindo sua organização máxima nos mamíferos. O córtex (região mais externa) cérebral dos mamíferos apresenta circunvoluções cerebrais que resultam em aumento da superfície cerebral. Nessa região situa-se a substância cinzenta, onde existem milhões de corpos celulares neuronais.
Na porção mais interna do cérebro encontra-se a substância branca, nela estão os axônios e dendritos que se relacionam à substância cinzenta. O cérebro é a sede de importantes funções sensoriais, motoras e associativas, sendo o coordenador do comportamento de todos os vertebrados. Nele também se localizam centros reguladores da fome, sede, sono, medo e raiva.
O cerebelo é uma estrutura do sistema nervoso central que tem como função principal a coordenação de atividades motoras e a manutenção do equilíbrio do corpo.
O bulbo é um órgão responsável por atividades como: controle da freqüência respiratória, controle dos batimentos cardíacos e atividades reflexas como