CONSIDERACOES SOBRE O ABORTO
29
3
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ABORTO
3.1.Conceituação do Termo
A linguagem pode ser entendida como instrumento de comunicação interpessoal. No exercício de comunicação é possível distinguir alguns elementos: um emissor, um receptor, uma mensagem que se procura transmitir e um código
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0410798/CA
compartilhado pelos interlocutores. O desafio é justamente que o receptor perceba a significação da mensagem do emissor. Os problemas e disparidades causados pelos ruídos ou mesmo a utilização de jogos interpretativos no emprego da comunicação têm direcionado diversos ramos do conhecimento a seu estudo.
Guibourg, Ghigliani e Guarinoni definiram linguagem como um conjunto de signos e símbolos organizados em uma estrutura mais ou menos orgânica com funções determinadas, de forma que a linguagem constitui um sistema de símbolos que servem à comunicação. Assim, tendo em vista que toda ciência é um conjunto de enunciados, sua expressão é constituída através de uma linguagem pré-fixada42.
A semiótica - disciplina que estuda os elementos representativos no processo de comunicação - pode ser divida em três partes: sintaxe, semântica e pragmática. De modo geral, é possível afirmar que a sintaxe estuda os signos de forma pura, independente de seu significado, em outras palavras, preocupa-se com a construção tecnicamente coerente das frases em determinado idioma. Na semântica, a análise debruça-se sobre os signos em sua relação com os objetos por eles designados, isto é, sobre o problema dos significados. Por fim, a pragmática cuida da relação entre os signos e as pessoas que as usam, ou seja, o contexto em que os termos são empregados. 43
42
43
GUIBOURG, R., GHIGLIANI, A., GUARINONI, R. Lenguaje, 2000, p. 19.
Ibid., p. 33.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ABORTO
30
Quanto à semântica é importante destacar a questão da definição. O ato de definir pode ser entendido como explicar um conceito com outro conceito.
Toda definição