Consideracoes historicas da radioatividade
Resumo da apresentação
Consideracoes históricas da radioatividade
A descoberta da radioatividade ocorreu e maio de 1896. O físico Frances Antonie Becquerel apresentou a Academia de Ciências de Paris um documento com de seus trabalhos com minérios que continham sais de urânio Afirmou que esse minérios emitiam radiações que eram capazes de decompor sais de prata das chapas fotográficas, ocasionando o escurecimento delas, mesmo estando protegidas por um papel opaco e em ambiente sem iluminação, também falou que essas radiações eram capazes de atravessar outros materiais como papel, alumínio, cartolina e etc. Também verifico que essas radiações eram distintas do recém descoberto raio X, pois não havia um a causa aparente da emissão.
No final de 1897 a estudante Marie Sklodowsky ficou impressionada com o trabalho de Becquerel e iniciou um imenso e exaustivo trabalho de investigação sobre a radiação.
Após casar-se com o Frances Pierre Curie, dedicaram seu tempo ao estudo desse fenômeno, fazendo importantes descobertas entre elas a de que o elemento Tório também emitia radiação e que a pecheblenda, um composto de urânio era muito mais ativo que o próprio urânio, também conseguiram separar dois novos elementos que receberam o nome de polônio e radio.o casal Curie verificou que as emissões originadas nos elementos radioativos, alem de impressionar chapas fotográficas e atravessar certas espessuras de materiais, também causava a ionização de gases do próprio ar e provocam cintilações ao atingirem certas substancias, como o Sulfeto de Zinco.
Após isso, em 1898 estude de Rutherford comprovaram que as emissões eram formadas por 3 tipos de radiações: alfa, beta e gama, determinadas pelo poder de penetração de cada uma.