Considera es sobre o transtorno depressivo
Com avanço da tecnologia estamos sofrendo constantes modificações no ambiente de trabalho, cada vez menos se faz importante à mão de obra humana sendo que estes estão sendo substituídos por máquinas, assim desta maneira postos de trabalhos estão sendo extintos, segmentos de trabalhadores são excluídos do sistema formal de produção.
Os trabalhadores que ainda permanecem em seus respectivos empregos tornam-se reféns do sistema produtivo ao qual estão inseridos, amedrontados pelo constante processo de demissões, acabam negligenciados em suas necessidades de crescimentos e desenvolvimento profissional, sem a perspectiva de algum tipo de auto-realização. Talvez esse seja um dos principais motivos que levem os trabalhadores a transtornos mentais depressivos. Estes transtornos mentais estão entre as principais causas de dias de trabalho perdido/ano.
Vejamos alguns fatores quem podem colaborar com estes distúrbios emocionais:
- Carga Psíquica (É designada ao individuo uma tarefa que talvez ele queira realizar, porém, não é hábil o suficiente); Falhas relacionadas ao processo (geram conflitos e ansiedade); Estilo de liderança (geram desmotivação e descontentamento), entre tantos outros...
Alguns sintomas:
- Redução do nível de motivação; Lentidão de pensamento; Sentimento de desvalorização; Retardo psicomotor; Pessimismo extremo; Estress...
Dessa maneira para evitar que situações como estas ocorram no ambiente de trabalho uma boa dica é observar o perfil do trabalhador e as tarefas a ele sujeitadas. Cabe às organizações reverem não apenas as condições ambientais e organizacionais disfuncionais do trabalho, e também, seus modelos de gestão da saúde para o trabalhador.
Bibliografia: http://www.scielo.br/scielo (Rev. bras. saúde ocup. vol.34 n. 119 São Paulo Jan./June 2009).