Apostila De Estradas II 2008
ENGENHARIA CIVIL
2008
ESTRADAS II
Guilherme Soldati Ferreira
Engenheiro Civil, M.Sc soldati.eng@gmail.com 1
Estradas II
soldati.eng@gmail.com
1- TERRAPLENAGEM
1.1- Introdução:
De forma genérica, a terraplenagem ou movimento de terras, pode ser entendida como o conjunto de operações necessárias para remover a terra dos locais em que se encontra em excesso para aqueles em que há falta, tendo em vista um determinado projeto a ser implantado. Assim, a construção de uma estrada de rodagem, ferrovia ou aeroporto, a edificação de um fábrica ou de usina hidrelétrica, ou mesmo, de um conjunto residencial, exigem a execução de serviços de terraplenagem prévios, regularizando o terreno natural, em obediência ao projeto que se deseja implantar. Pode-se afirmar, portanto, que todas as obras de Engenharia Civil de grande ou pequeno porte, exigem a feitura de trabalhos prévios de movimentação de terras. Por esta razão a terraplenagem teve o enorme desenvolvimento verificado neste século.
1.2- Histórico:
Cabe notar, entretanto, que a realização de obras de terra em larga escala não é privilégio desta época, pois, há muitos séculos elas vêm sendo executadas pelo homem. Na antigüidade os egípcios e babilônios realizaram feitos notáveis neste campo, como, por exemplo, os canais de irrigação às margens dos rios Nilo e Eufrates. A construção das pirâmides, embora a sua motivação não fosse econômica, mas religiosa, não deixa de se constituir em magnífico exemplo de escavação e transporte de milhares de metros cúbicos de rocha.
Mais tarde, os romanos que, sem dúvida, foram os grandes engenheiros da antigüidade, realizaram grandes serviços de terra necessários à construção de suas estradas e aquedutos.Esses trabalhos eram executados manualmente ou com o auxílio de animais que carregavam ou rebocavam instrumentos rudimentares.
Fig. 1.1: Pirâmide do Egito.
Este quadro não se modificou até meados do século passado, pois o instrumento utilizado era, ainda, a