conservação e processamento de peixes
Curso: Tecnologia em Agroindústria
Disciplina: Análise Instrumental
Professor: M.Sc.Nádia Hortense Torres
Graduandos: Caroline Cristina Barros Franciele Da Cruz Nascimento
Piracicaba, agosto de 2013.
1.Introdução
O termo pH é uma abreviação de “pondus hydrogenii” ou “potentia hydrogenii” (pondus= peso; potentia=potência; hydrogenii=hidrogênios; daí o termo comum potencial hidrogeniônico). Ela foi proposta por Soren Peder Lauritz Sorensen (1868-1939) em 1909, para expressar concentrações muito pequenas de íons hidrogênio em soluções aquosas, e definida como pH = -log [H+]. A definição baseada na atividade dos íons hidrogênio, pH = - log (aH+), foi introduzida mais tarde por Sorensen e Linderstrom-Lang (Kaj Ulrik Linderstrøm-Lang; (1896-1959).
Os medidores de Ph:
Em 1930 Arnold O. Beckman (1900-2004), químico e engenheiro químico americano, foi contratado por uma agroindústria para desenvolver um método robusto e confiável de testar a acidez de frutas. Beckman, então, criou uma nova solução utilizando um tubo de vácuo amplificado integrado aos medidores e eletrodos que a agroindústria já empregava, dando origem ao primeiro aparelho medidor de acidez. Em 1934 surgia o primeiro bem-sucedido medidor de pH, sendo comercializado a partir do ano seguinte.
O papel indicador universal, é uma mistura de indicadores de pH, normalmente em solução ou secos em tiras de papel absorvente, que apresentam distintas cores para cada pH de 1 a 14. Tabelas com cores padrões do produto para os pH medidos são fornecidos com as tiras, para que se possa determinar o valor de pH, por comparação da tabela com a cor obtida na tira embebida na solução a analisar. 2.Objetivo
Analisar o ph de algumas soluções utilizando um peagâmetro e a fita indicadora universal.
3.Materiais e Métodos
3.1 Materias
Peagâmetro;
Fita Indicadora Universal;
Solução de PH