Conservação do solo em áreas de plantio
Katiane Raquel Silva da Silva
Prof. Dilton de Castro
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnologia em Gestão Ambiental (GAM 0140) – Prática do Módulo I
27/06/12
RESUMO
Este paper demonstra um trabalho de conservação do solo com a aplicação do método vegetativo de revestimento do solo com materiais orgânicos. Ele foi realizado em uma pequena propriedade rural localizada no município de Terra de Areia, lá foram vistas as necessidades e dificuldades dos proprietários. Não foi encontrada muita dificuldade para conseguir os materiais orgânicos, pois o fornecimento de lascas de madeira era fácil e doado pelo carpinteiro, donos de terrenos vizinhos também contribuíram colocando ali suas aparas de gramas e folhas de árvores. De três a quatro semanas já se podia notava decomposição do material, deixando o solo mais rico e com isso muitas outras melhorias irão aparecer.
Palavras-chave: Revestimento do solo. Materiais orgânicos. Melhorias.
1 INTRODUÇÃO
Para realizar este trabalho de acordo com a matéria ‘Uso e Conservação do Solo’ observei em uma pequena propriedade localizada no município de Terra de Areia, uma oportunidade para por em prática este com o foco na ‘CONSERVAÇÃO DO SOLO EM ÁREAS DE PLANTIO’.
Nesta propriedade as plantações eram sempre as mesmas: cultivavam milho, mandioca e feijão. O solo da propriedade ficava sempre com pouca umidade nos períodos de pouca chuva, apesar disto a plantação não conta com nenhum tipo de irrigação.
Nas épocas chuvosas a lixiviação era visível, a água que escorria carregava também a terra, empobrecendo rapidamente o solo deixando algumas plantas com raízes expostas.
Pela localização da propriedade (próxima a uma serraria) era fácil o acesso a lascas de madeira e também á palhas de terrenos vizinhos, aproveitaríamos ainda a vegetação das colheitas anteriores.
2 APLICAÇÃO DO MÉTODO VEGETATIVO