conservação de energia em uma mola
Falamos muito de energia nuclear, energia solar, energia dos alimentos, energia elétrica e tantas outras formas de energia, mas pouco se fala da conservação de energia mecânica, esta energia que só acontece devido ao movimento entre dois corpos, mas o que vamos nos aprofundar é energia conservada em uma mola, pois é essa energia ou melhor esse atrito da mola quando disparada em relação ao objeto que forma a energia, que pode lançar uma bola, um carrinho entre outros objetos.
Conservação de Energia Mecânica
O princípio da conservação da energia mecânica diz que num sistema isolado constituído por corpos que interagem apenas com forças conservativas, a energia mecânica total permanece constante. Um corpo em queda livre perde constantemente energia potencial gravitacional, mas, ao mesmo tempo, aumenta a sua velocidade, de forma que aumenta também a sua energia cinética. No caso de não existirem atritos, a diminuição da energia potencial gravitacional em qualquer ponto do percurso é igual ao aumento de energia cinética. Do mesmo modo, se um corpo for lançado para cima, o aumento da energia potencial gravitacional entre dois pontos é igual a diminuição da energia cinética.
Este princípio também pode ser aplicado a sistemas em que há transformação de energia potencial elástica em energia cinética, e vice-versa. Como acontece, por exemplo, no caso de uma mola. Pode dizer-se em geral, que num sistema sobre o qual só atuam forças conservativas, a energia mecânica total do sistema(Em) (soma da energia potencial com a energia cinética) permanece constante, ou seja, é conservada.
Energia Cinética
Quando um corpo de massa m está se movendo a uma velocidade v, ele possui energia cinética Ec,que é