Principio da conservação mecânica
Princípio da Conservação de Energia Mecânica
Engenharia Civil
Turma:121 AM
Disciplina: Projeto Unificado II
Alunos: Ana Cristina Souza Santos
Patrícia Fernanda Graeff
Rhayssa Marina Frare
Rubens Leonardo Marinello
Garcia Ferreiro Da Silva Junior
Milton Griggi Filho
09 de Setembro de 2012,Cuiabá-MT
Introdução
A energia se apresenta de várias formas na natureza,de maneira que uma forma de energia se converte,transfere ou se conserva. Conceituar energia não é fácil,mas podemos definir como sendo a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho.
Energia pode ser transformada, ou convertida, de uma forma em outra como quando a energia mecânica de uma queda d’água é convertida em energia elétrica quando atuam movimentando as turbinas de uma hidrelétrica.
Cada corpo e igualmente cada “sistema” de corpos contém energia que pode ser transferida de um sistema para outro.Exemplo de um sistema massa/mola é mantido em repouso com a mola distendida. Nestas condições, ele armazena energia potencial. Quando o sistema é solto, ele oscila durante um determinado tempo mas acaba parando. A energia mecânica que o sistema possuía inicialmente acaba transferida para o meio que o circunda (ar) na forma de um aumento da energia cinética de translação e rotação das moléculas do ar.
Conservação de energia é quando ela é transferida de um sistema para outro, ou quando ela é convertida de uma forma em outra, a quantidade de energia não muda.Exemplo da energia cinética de um automóvel que pára é igual à soma das diversas formas de energia nas quais ela se converte durante o acionamento do sistema de freios que detém o carro por atrito nas rodas.
Desde os primeiros estudos sobre um sistema físico, sabemos que a energia mecânica pode ser modificada, mas nada dela se perde. Por vários anos, diversos trabalhos, nas mais variadas áreas, direcionaram para a formulação de uma lei fundamental denominada lei da conservação da