conservação de alimentos pelo calor
A utilização do calor como método de conservação tem como objetivo destruir ou reduzir o número de microrganismos deteriorantes e patogênicos nos alimentos.
Além disso, serve para inativar enzimas autolícas, naturalmente presente no alimento, responsáveis pelos processos de deterioração de puferação. Isso propicia que os alimentos permaneçam aptos para o consumo por mais tempo.
A ação do calor sobre microrganismos é variável. Depende da espécie e da quantidade das colônias de microrganismos e das características gerais dos alimentos e da forma de aplicação do calor , como : temperatura, tempo de aplicação e meio de aquecimento.
Mas o calor aplicado nos alimentos não mata toda a carga microbiana em um só momento, ela ocorre de forma gradual. A forma gradual de redução microbiana significa que os microrganismos apresentam resistência ao calor, tecnicamente denominada de resistência térmica.
Extrusão
Extrudir significa: forçar passagem.
O cozimento por extrusão criado nos anos 40,, é um processo tecnológico que utiliza altas temperaturas e pressão durante um breve espaço de tempo. Como resultado provoca mudanças na forma, estrutura e composição do produto final.
Tem como objetivo transformar matérias-primas cruas em produtos terminados para o consumo humano e ração animal.
Este procedimento basicamente envolve uma compressão do alimento, até se obter uma massa semissólida que passa por uma pequena abertura para aumentar a variedade de textura e de formas.
A extrusão tem sido usada na preparação de rações alimentares para o exército e campismo, alimentos para dietas especificas e em alimentos destinados a satisfazer as necessidades nutricionais durante situações de desastre.
Esterilização
Visa a destruição de todos os microrganismos e seus esporos cuja presença pode levar a deterioração da mesma ou causar graves danos a saúde do consumidor.
Mas se houver interesse em