Conservaçao de alimentos com uso do calor
Patrícia
Rosiane
O uso de calor para conservar alimentos tem por objetivo a redução da carga microbiana e a desnaturação de enzimas. Vários tipos de tratamento térmico podem ser aplicados, a depender da termossensibilidade do alimento e da sua suscetibilidade à deterioração, bem como da estabilidade requerida do produto final. Um tratamento térmico seguro deve ser selecionado com base no binômio tempo-temperatura requerido para inativar os microorganismos patogênicos e deterioradores mais termorresistentes em um dado alimento e da embalagem.
Desenvolvido pelo cientista francês Louis
Pasteur . A pasteurização é um processo que submete um produto alimentício (leite, por exemplo) à alta temperatura e, logo em seguida, à baixa temperatura,matando os germes e bactérias dos alimentos.
O leite por exemplo é fervido até que atinja a temperatura entre 65° e 85° e em seguida rapidamente resfriado.
UHT é sigla para “ultra high temperature” que significa temperatura ultra alta.
Utilizado para esterilização de alimentos através do aquecimento e imediatamente a seguir, do resfriamento, de forma muito rápida. As vantagens do UHT são:
Segurança e produtos de alta qualidade.
Vida de prateleira prolongada (alguns produtos por mais de 6 meses).
LEITE UHT: Leite Longa Vida
Ultrapasteurização
130-150ºC durante 2 a 4 segundos resfriamento à temperatura inferior a 32 ºC.
Envase em embalagens assépticas
Armazenagem à temperatura ambiente
A esterelização pelo calor é o tratamento no qual o alimento é aquecido a uma temperatura relativamente elevada durante períodos variados de tempo, suficientes para a destruição de microorganismos e inativação de enzimas capazes de deteriorar o produto durante o armazenamento. Este tratamento pode ser realizado por diversos processos, e tem ainda como objetivo principal a destruição dos microorganismos causadores de doenças e deterioradores, mantendo-o livre de germes