Conservação ambiental e destino correto de resíduos
O presente trabalho, realizado em Outubro de 2014, no Recanto do Vovô Teixeira na comunidade do Tribuna em Ipatinga, visou levantar informações, conscientizar e realizar Educação Ambiental sobre a preservação e manutenção de área ambiental e de biodiversidade da fauna e flora junto aos alunos do segundo período de Engenharia Ambiental da Faculdade Antonio Carlos. Primeiramente desenvolveu-se uma aula pratica em campo, no qual foi possível discutir sobre a importância da preservação e sobre o prejuízo causado pelo desmatamento e destino incorreto de resíduos dentre outras formas de degradação do meio ambiente ali apresentadas.
O trabalho propõe reflexão sobre os problemas ambientais em nossa sociedade, em especial,sobre o lixo , seu destino e possíveis formas de reaproveitamento do mesmo.Aborda também sobre a necessidade da prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental da sociedade.
Público-alvo:
Produtores rurais e outros proprietários de imóveis rurais, interessados em preservar suas nascentes, alem de alunos das escolas que também são envolvidos diretamente com a educação ambiental.
Para finalizar, é preciso que o consumidor consciente esteja cada vez mais atento ao que acontece no ambiente rural, conhecendo e obtendo informações sobre o alimento desde a sua produção até o momento de chegar a sua mesa. Uma das maneiras é verificar se o produto tem algum “selo de certificação”, como os orgânicos, por exemplo. Ser um consumidor cidadão é escolher um produto de menor impacto ambiental, ajudando na solução do problema do lixo.
Notas
1 IBGE. Censo Demográfico de 2000. Disponível em www.ibge.gov.br
2 IBGE. Pesquisa de Orçamentos Familiares (2002-2003). Disponível em www.ibge.gov.br
3 Lei n.9.974/00
4 Estimativa do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (INDEA-MT).
5 Estudo realizado na Estação