kgorg

1464 palavras 6 páginas
MERCADOS E TURISMO INTERNACIONAL

FOURTH TOURISM MASTER PLAN OF MALDIVES (2013-2017)

SOFIA FONSECA E SARA PEREIRA, 2º ANO DE TURISMO
BRAGA, DEZEMBRO 2014
QUESTÕES
1) Quais os países que competem com as Maldivas? Existem identificações para a diferenciação das Maldivas?

2) Quais são as direcções/vertentes do desenvolvimento do turismo na fase crítica de consolidação e na previsão da estagnação em 2024 (oferta/procura)?

3) Como é que abordam as questões urgentes de sustentabilidade (produção de energia, água fresca, tratamento de resíduos, consequências do aquecimento global)?

1) Os cinco maiores destinos competitivos das Maldivas identificados em 2011 aquando da Pesquisa de Visitantes das Maldivas são as Seychelles, a Tailândia, as Maurícias, a Indonésia e as Fiji. Segundo a taxa de crescimento de chegadas internacionais de turistas, feita pelo UNWTO, cada um desses países cresceu em média 11% acima da média global em dois anos (2009-2011). Dos países anteriormente citados, apenas a Tailândia conseguiu, aproximadamente, igualar as Maldivas nesse mesmo período.
Segundo o documento, sabemos que as Maldivas são um destino procurado para umas férias na praia. Para além disso, existem fortes e duradouros factores de atracção à ilha como o ambiente tropical ainda primitivo, uma excelente vida marinha e as ilhas rodeadas de recifes que oferecem um sentimento de relaxamento, paz e tranquilidade, assim como actividades aquáticas em resorts de alta qualidade.

2) As Maldivas possuem uma oferta ampla e diversificada que permaneceu intocável durante todos estes anos que a permitiu posicionar-se determinantemente como destino turístico. Esta oferta ampla e diversificada prende-se com:
-a geografia, topografia e biodiversidade são únicas devido às paisagens com praias rodeadas de corais;
- é um destino caro devido à sua grande dependência nas importações;
- elevada preservação e proteção do ambiente

Relacionados