Conservando as Massas
Objetivo: Provar que em uma reação acorrida em um sistema fechado, a massa dos ragentes é igual a massa dos produtos.
Materiais e Reagentes: 2 balões, 4 sonrisal, uma garrafa com 300 ml de água, 1 balança.
Procedimento experimental:
1° passo: Pesou-se a garrafa com água, que deu em um total de 275g, verificou-se a massa dos balões, que deu em um total de 50g.
2° passo: Colocou-se o balão com sonrisal em volta da “boca” da garrafa, amarrando-a com o outro balão.
3° passo: Verificou-se a massa do sistema antes da reação, que deu em um total de 325g. Em seguida despejou-se o sonrisal dentro da garrafa com água, depois da reação manteve-se a massa.
Resumo Teórico:
Observação Macroscópica: Logo após que o sonrisal entrou em contato com a água, o gás encheu o balão e manteve-se a massa.
Observação Microscópica: Lavoisier mostrou então que pesando numa balança as massas de todas as substâncias envolvidas no início e no final da reação, verifica-se que não há perda ou ganho de massa. Desse modo, ele chegou à seguinte conclusão: “No interior de um recipiente fechado, a massa total não varia, quaisquer que sejam as transformações que venham a ocorrer.”
Ou seja, os elementos não se transformam uns nos outros. As substâncias presentes no início de uma reação acabam “sumindo”, mas os elementos que as constituem se reorganizam e formam novas substâncias. Por isso a massa total do sistema não muda.
Expressão Experimental:
Conclusão: Podemos verificar que, num sistema fechado, a massa final do produto da reação é igual a massa inicial das substancias regentes, ou seja, numa reação não ocorre perda nem ganho de matéria.
Referência Bibliografica: http://www.alunosonline.com.br/quimica/lei-conservacao-massa-lei-lavoisier.html Nome: Eryca Mendes