conserva o de energia
CAMPUS CURITIBA
Conservação da Energia Mecânica
CURITIBA
Junho, 2015
Conservação da Energia Mecânica
Relatório elaborado na disciplina de Física Experimental (FI72N), ofertada pelo Departamento Acadêmico de Física, do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Orientador
CURITIBA
Junho, 2015
RESUMO O princípio geral da conservação de energia nos diz que a energia total de um sistema isolado é sempre constante. Durante a aula prática de 15/05 realizamos o experimento a fim de constatar na prática a teoria estudada em física teórica. Utilizamos os conceitos de projéteis, movimentos de uma esfera e queda livre para obter êxito no experimento. Encontramos através de cálculos o valor de V0 e os valores de E1 e E2, atingindo o objetivo do presente trabalho. Conservação; Energia; Sistemas; Mecânica; Cinética; Potencial
SUMÁRIO
1 Introdução 1
2 Fundamentação Teórica 1
3 Procedimento Experimental 3
4 Resultados e Discussões 3
5 Conclusões 7
1 Introdução
Uma das tarefas da física é identificar os diferentes tipos de energia que existem no mundo, especialmente as que tem utilidade prática. A Energia Potencial (U), é uma forma comum de energia onde tecnicamente, a energia potencial é qualquer energia que pode ser associada a configuração (arranjo) de um sistema de objetos que exercem forças uns sobre as outros. (Halliday, 2009).
Alguns exemplos cotidianos da conservação da energia mecânica são o salto de bungee-jump e o experimento realizado com o abandono de uma esfera de uma altura H, o qual poderia retratar a conservação de energia mecânica durante uma avalanche.
Nosso objetivo é verificar na prática a teoria da conservação de energia, utilizando conceitos de queda livre e movimentos de projéteis.
1 Fundamentação Teórica
Ao abandonarmos um corpo de uma certa altura (H2) em um plano inclinado podemos afirmar que a energia mecânica no ponto mais alto é potencial (E=Ep). Em