consequências do incesto
RESUMO:
Esse artigo aborda o tema incesto e suas consequências traumáticas antes, durante e depois da sua revelação no contexto da violência sexual contra crianças expondo os prejuízos da violação desta lei cultural.
ABSTRACT:
This article discusses the incest theme and its traumatic consequences before, during and after their revelation in the context of sexual violence against children by exposing damages for breach of this cultural law.
I. INTRODUÇÃO:
Este artigo pretende apontar alguns pontos importantes relacionados ao incesto e suas consequências. O incesto não se refere somente ao ato sexual ou estupro, mas também a toques, carícias, exibicionismo e assédio, quando ocorre entre pessoas que possuem algum parentesco sanguíneo. Além de parentes por nascimento podem ser considerados parentes aqueles que se unem ao grupo familiar por adoção ou casamento, tais como enteadas, pais adotivos, irmãos de criação... É considerado incesto, geralmente, a relação entre pais e filhos, entre irmãos ou meio irmãos, ou entre tios e sobrinhos.
Cohen (1993) coloca que incesto é o abuso sexual intrafamiliar. E este se caracteriza por qualquer interação entre uma criança ou adolescente e outra pessoa que se encontra em estágio psicossocial mais avançado do desenvolvimento, no qual a criança ou adolescente estiver sendo usado para estimulação sexual.
¹acadêmico de psicologia da universidade Fumec
Freud (1996)A psicanálise diz que a primeira escolha de objetos para amar feita por um menino é incestuosa, sendo objetos proibidos por se tratar da mãe e da irmã. A medida que desenvolve e cresce, ele tende a se libertar dessa atração incestuosa. Desse modo, o horror ao incesto diz respeito fundamentalmente de uma característica infantil, e que revela uma notável concordância com a vida mental dos sujeitos neuróticos, o que será mais bem abordado pelo complexo de édipo e complexo de castração.
O complexo