Filo Cnidaria
Filo Cnidaria(Cnidários)
A palavra “Cnidaria”,vem do grego knidos(urticante) e do latim aria( sufixo plural). Os cnidários sao conhecidos por poderem causar queimaduras e irritações na pele humana,devido à uma célula chamada de cnidoblasto.
Principais características:
Vivem em ambiente aquático, e a maioiria das espécies desse Filo sao marinhas.
Foram os primeiros metazoários a possuírem cavidade digestiva(ou gastrovascular)
Sao acelomados(nao possuem cavidade corporal, o espaço entre a ectoderme e a endoderme é totalmente preenchido por mesoderme maciça
Seu sistema digestório é imcompleto( possuem boca mas nao possuem Ânus)
Sao diblásticos( possuem apenas dois folhetos germinativos, que sao a endoderme e a ectoderme)
Possuem simetria radial
Organizacao corporal:
A maioria das espécies de cnidários apresenta,em seu ciclo de vida, duas formas corporais :
Pólipo(ou polipoide): Possui uma aparência de cilindro e sao animais sésseis. Sua base é fixada à algum substrato que é o oposto da boca. A boca é a única comunicação entre meio exterior e o interior e também é rodeada por tentáculos.
Medusa(ou medusoide): Possui forma de guarda-chuva e corpo gelatinoso. Sao nadantes.A boca é situada na parte inferior. Os tentáculos sao distribuídos pela boca e também ao redor das bordas do corpo.
Nutriçåo dos cnidários:
Os cnidários sao carnívoros e capturam as presas através dos tentáculos.Essas presas sao levadas à boca,através da qual atinge a cavidade gastrovascular.
O alimento é parcialmente digerido na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células que revestem a cavidade.
A digestão nos cnidários começa extracelularmente e termina intracelularmente.
O que nao é aproveitado é elimado pela boca.
Caminho do alimento:
Tentáculos – Boca – Cavidade Gastrovascular – Digestáo Extra e Intracelular(Enzimas digestivas) – Digestao Parcial – Digestao total(Células musculares