Consequencias De Um Acidente De Trabalho
Diferente do que muitos pensam, as consequências de um acidente no trabalho são bem piores do que imaginamos, e elas tem um impacto fulminante em praticamente todos os setores: familiar, fraternal, empresarial, social e econômico. Infelizmente, a maioria das empresas e trabalhadores só notam esses aspectos quando algum acidente ocorre.
Além de baixar o rendimento de profissionais que estão sujeitos a péssimas condições de trabalho, um acidente pode desmotivar, estressar e deixar receoso os outros profissionais. E hoje em dia, existem multas e fiscalizações por parte do Governo para com as empresas. Consequências psicológicas de um acidente de trabalho.
Uma pessoa que sofre um acidente, seja no trabalho ou não, nunca mais é a mesma.
Ela ficará, no mínimo, mais atenta ao seu ambiente. Alguns trabalhadores simplesmente não conseguem mais voltar ao seu trabalho.
É comum ouvirmos falar de motoqueiros que pararam de pilotar após um acidente, de atletas que não possuem mais o mesmo rendimento depois de algum imprevisto acidental.
São os ditos traumas, que ocorrem mesmo quando as pessoas não sofrem sequelas permanentes.
Os que sofrem sequelas, com certeza, terão mais dificuldades para se recuperar do trauma, sendo comum e necessário uma assistência profissional, geralmente de psicólogo ou psiquiatra.
A família, ao ter um acidentado em casa, muda totalmente sua rotina, passando a viver em função da vítima.
Os cônjuges, muitas vezes, têm que largar suas atividades profissionais para atender as necessidades do trabalhador vítima de acidente. E caso seja grave, o parceiro tem que trabalhar para prover o que está em falta, financeiramente falando, já que a vítima não irá mais ganhar o mesmo de antes.
Seja um acidente, com ou sem sequelas, e de morte, marcará todos que conhecem a vítima.
Não só a família, mas também amigos e colegas de profissão. Isso pode influenciar negativamente a empresa, pois os