responsabilidades e consequências dos acidentes de trabalho
“O ACIDENTE DO TRABAHO – RESPONSABILIDADES E CONSEQUÊNCIAS PARA O PAÍS, A EMPRESA, O EMPREGADO E SUA FAMÍLIA”
Acidente de trabalho com relação ao empregado:
Consequências:
Muitas são as consequências do acidente de trabalho, para o empregado, estas consequências são: redução ou incapacidade de trabalho, lesão que futuramente possa implicar na sua vida normal e em casos mais graves à morte.
Responsabilidades:
O empregado têm o total dever de usar os devidos equipamentos de segurança para o desenvolvimento de tal atividade trabalhista, o não uso deste poderá implicar na responsabilidade e gastos com o acidente e assim o empregado poderá ficar em nenhum auxílio.
Acidente de trabalho com relação a empresa:
Consequências:
Dentre as consequências sofridas pelas empresas as principais são: perca de tempo dos empregados que socorreram o empregado acidentado, gastos com o transporte e primeiros socorros perca e danificação da máquina ou equipamento utilizado, perca de matéria prima, perca da mão de obra, atraso na entrega de produtos, perca de clientes devido a insatisfação por conta do atraso da entrega de produtos má fama para empresa.
Responsabilidades:
São várias as responsabilidades da empresa, dentre elas podemos destacar, que o empregado tem direito a receber uma indenização civil que é paga pela empresa, é ainda de responsabilidade da empresa o seguro contra acidentes, em caso de morte, a empresa deverá pagar os danos emergentes, deverá pagar também os lucros cessantes e a indenização por danos morai aos herdeiros ou dependentes do trabalhador. Vale lembrar que a empresa tem total responsabilidade em fornecer gratuitamente todo e qualquer equipamento necessário para a proteção do trabalhador durante o desenvolvimento da atividade trabalhista.
Acidente de trabalho com relação à família:
Consequências:
Todo acidente ou situação d e risco que ocorra com um individuo sempre causa um impacto familiar, podemos destacar a