Consenso e conflito
Uma das características marcantes da escola é a existência e coexistência de suas duas estruturas: formal e informal.
Formal: é o domínio das normas escritas, regras e organogramas. Esta é a chamada estrutura administrativa da escola que pode inclusive ser comuns ser comum a todo um sistema escolar.
Informal: pais em geral, grupos ativos de pais pessoas da comunidade podem atuar sobre determinados professores e administradores para enfatizarem ou contradizerem certas normas formais. Elas se interagem de tal modo que é muito difícil generalizar qual é mais forte, uma vez que muitas variáveis determinam o grau de influencia da cada uma a cada momento.
CONSENSO OU CONFLITO
Uma comparação entre elas pode contribui para uma visão mais ampla e rica da escola. Durkheim concebeu a educação como uma influência unilateral do adulto sobre os “imaturos” como Piaget (1966:56ss.) afirmou, ele ignorou inteiramente a existência da sociedade das crianças formadas espontaneamente como se ele não conhecesse outra sociedade alem da dos adultos. Durkheim defendeu a disciplina externa e unilateral ao mesmo tempo em que esperava que a educação tivesse resultados peculiares a moralidade do respeito mutuo.Segundo Piaget a essência da democracia é a substituição do respeito unilateral da autoridade pelo respeito mutuo das voltadas autônomas. Então o que é melhor para a preparação das crianças para a cidadania? É o habito da disciplina externa adquirido sob a influencia do respeito unilateral e da imposição dos adultos? Ou é o habito da disciplina interna e do respeito mutuo?
VISAO DO PARADGMA DO CONFLITO
O Paradigma do conflito é útil no sentido de que ele revela as tensões e oposições da escola.
Será o conflito interente a escola e virtude de sua natureza, ou será o conflito o resultado da maioria das pedagogias existentes de muitos contextos sociais onde a escola funciona? Eu concordo que o