Conselho escolar
Este trabalho tem como fundamento a visita em algumas escolas, no que o Conselho pode contribuir para um bom andamento de uma escola e Gestão.
O Conselho de Escola faz parte da Direção junto com o diretor e o vice-diretor, portanto, a escola que tem um Conselho que funciona de fato é geralmente uma boa escola. O Conselho é formado por alunos, pais de alunos, professores, funcionários, todos eleitos democraticamente entre seus pares.
O Conselho deve ser eleito no primeiro mês letivo e deve realizar no mínimo 2 reuniões ordinárias por semestre e quantas reuniões extraordinárias forem consideradas necessárias.
A convocação é feita sempre por escrito com cinco dias úteis de antecedência no caso das reuniões ordinárias e, dois dias úteis de antecedência para as extraordinárias. A convocação deve ser bem registrada em ata, contendo a data e a hora da primeira e segunda convocação, o local da reunião, e todos os itens da pauta claramente definidos e, deve ser assinada e datada pelo Presidente com nome completo e carimbo. Também pode ser convocado extraordinariamente por proposta de no mínimo um terço de seus membros. O bom conselho tem muito trabalho: elaborar o calendário escolar, criar e/ou emendar o regimento interno da escola, analisar os relatórios anuais da escola para avaliar se foram cumpridas as diretrizes e metas estabelecidas no ano anterior, propor alternativas para os problemas do dia a dia e ajudar na preparação do plano escolar. Portanto, é muito importante que todos os membros participem ativamente das reuniões, sugerindo, questionando e ajudando a traçar o rumo de sua escola.
Este trabalho teve como uma reflexão das escolas estaduais de hoje, percebi que muitas só tem o Conselho Escolar por que é Lei pois muitos diretores não gostam e não querem se comprometerem em algumas situações.
Em primeiro lugar, observei que o Regimento Escolar