conselheira tutelar
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - POLO NOVO HAMBURGO/RS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HIST. TEÓRICO-METOD. DO S. SOCIAL II
Albernas Fernandes da Silva – RA 386056
Carmem Lucia Oliveira de Souza – RA 386716
Jéssica Brazeiro de Matos – RA 392594
Luciane Weber – RA 387141
Marta Aline Amaral da Silva – RA 387856
ATIVIDADE SUPERVISIONADA PRESENCIAL – ATPS
Tutora à distância:
Maria aparecida dos Santos Corrêa Costa
Novo Hamburgo, 21 de Abril de 2013.
1. Introdução
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as influências das correntes filosóficas, no Serviço Social e a relevância do Movimento de Reconceituação para a profissão, que teve início nos anos de 1960. Ao refletirmos sobre a influência das correntes filosóficas no Serviço Social analisamos o Positivismo, a Fenomenologia e a Dialética, que muito contribuíram na reconceituação da profissão.
Atualmente o Serviço Social é considerado uma profissão legitimada e regulamentada na legislação, e ampliou a sua perspectiva de atuação assistencialista intervindo no viés de emancipação, autonomia e garantia dos direitos sociais.
2. Desenvolvimento
A história do Serviço Social se constitui num processo que articula conservação e renovação. O Serviço Social tem suas origens vinculadas à doutrina da igreja católica, relacionado às profundas transformações econômicas e sociais que atravessaram a sociedade brasileira. Os primeiros passos para o movimento de reconceituação, foram movidos pelos impactos das teorias e tentativas de prática desenvolvimentista. O processo de implantação da política de reconceituação, em países como a América Latina revelou uma realidade subdesenvolvida: baixo índice de renda da população, ausência de infraestrutura de saneamento, alto índice de analfabetismo, baixo nível de