Consciência ética
Consciência ética é a necessidade do convívio com outras pessoas ao mesmo tempo em que permite a sobrevivência da coletividade, pode gerar conflitos entre o interesse pessoal e o coletivo. |
Introdução
Consciência ética é um termo da filosofia, na qual um indivíduo tem consciência da ética, ou seja, ele sabe as normas, sabe distinguir o que é certo do que é errado. Consciência ética, portanto, é você saber que o que você esta fazendo é ético. É a postura imparcial diante dos fatos que possibilita ações e julgamentos coerentes sobre si mesmo e sobre os outros.
Conclusão
Ética não se ensina, não se define apenas como um termo a ser cumprido. Ética é o respeito, a cumplicidade, a responsabilidade, a postura tomada, ela nos fornece conhecimentos para que nossa consciência crítica desenvolva, ou seja, uma reflexão sistemática sobre o comportamento moral. A ética envolve o respeito, a postura profissional, a justiça, que nós, devemos ter não só com os outros, mas também com o nosso próprio eu.
Consciência Ética
A necessidade do convívio com outras pessoas ao mesmo tempo em que permite a sobrevivência da coletividade pode gerar conflitos entre o interesse pessoal e o coletivo. Existe uma relação entre o espaço de liberdade e o senso de responsabilidade na vida do ser humano não devendo, portanto, que os direitos de um indivíduo se sobreponham aos direitos de outros. Para isso, cria-se um conjunto de regras adotadas por um grupo num determinado período, na qual podemos chamar de moral.
A ética se ocupa do aspecto reflexivo das noções e princípios da vida moral. Falar sobre ética nos remete diretamente ao problema do costume – hábitos ligados às manifestações de cada indivíduo e/ou coletividade através de suas tradições, vivências e crenças. As diferentes significações percebidas para o termo