Conscientização social
A telenovela é uma forma de transmissão e debate de diversos assuntos e aspectos de uma sociedade. Ao analisar um determinado assunto, o público assimila as ideias e contribui para a formação de uma ordem social. Desta maneira, a informação exibida pela telenovela não é alienante, pelo contrário, serve como um meio de conhecimento para a população pouco informada.
O modo preconceituoso de classificação da telenovela brasileira como um subproduto é fruto de um processo cultural que valoriza outras formas de arte. Isto é comprovado, por exemplo, na diferenciação dada entre a arte “intelectual e elegante” encontrada em teatros, museus e livros, e a arte “popular e vulgar” das novelas. Essa visão equivocada e distorcida pode distanciar os indivíduos da riqueza cultural inserida nas novelas brasileiras.
A função social da telenovela caracteriza-se pela exibição de valores que contribuem, mesmo que de maneira indireta, para um melhor nível de conscientização do público. Ao abordar, por exemplo, o tráfico de pessoas ou o escravismo, a população repassa essa informação para a realidade de regras do contexto social. Isso constitui uma forma dinâmica e eficiente de transmissão cultural.
Um aspecto importante é a de que, apesar das realidades diferentes, diversos grupos se identificam com os personagens de uma novela. É o caso, por exemplo, da representação de profissões como empregada doméstica, militar, médico, entre outros. Esse é o ponto pelo qual se justifica a arte e o sucesso das telenovelas: a expressão do pensamento e das características humanas.
Portanto, deve-se considerar a telenovela como uma forma de arte. Além disso, sua função principal é a de conscientizar o público através da disseminação de valores culturais, sendo um dos produtos da mídia nacional de maior relevância no contexto social.