Conscientização sobre a Água.
Recentemente foi realizado um congresso no Rio de Janeiro, para discutir a situação do Meio Ambiente, Rio +20, também foram propostas soluções para acabar com o desperdício desse Recurso Natural, que é indispensável na vida do Ser Humano. Muitos foram os debates, pouco se colocou em prática.
O estudo do Instituto Trata Brasil mostra que uma redução de apenas 10% das perdas do país representaria uma receita de R$ 1,3 bilhão, quase a metade do investimento feito em abastecimento de água no ano de 2012. Também, de acordo com os gráficos do IBGE, a média do déficit de água do Brasil, no ano de 2005, foi de 24,5%. Atualmente, esses números praticamente dobraram. A relação desse recurso com a população só piora cada vez mais.
Reduzir perdas é importante também para não faltar água. O estudo mostra que um terço das cem maiores cidades do país precisa de um novo manancial para atender a população.
Dá pra viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso. A água deve ser usada com responsabilidade e parcimônia. Para nós, consumidores, também significa mais dinheiro no bolso. A conta de água no final do mês será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água.