Consciencia
A Consciência Moral trata-se daquilo que adquirimos ao longo da vida, nossos valores morais que nos orienta a fazer o que é o certo pra nossa consciência.
2 – Quando o individuo possui uma tendência patológica doentia e não pode distinguir o que é certo ou errado, ele é eximido de culpa.
Quando ele age sob uma situação de risco, onde ele não tem outra alternativa a não ser tomar essa atitude.
3 – O Individuo desenvolve uma reflexão critica sobre os valores que ele herdou durante toda a sua vida. Ele reflete sobre as normas e decide se vai acatá-las ou não. A pessoa vai fazer uma reflexão pessoal consciente, que é chamada de interiorização.
4 – O individuo vai agir de acordo que a consciência dela mandar. Não importa se vai ser certo ou errado para a sociedade. Mas é equivocado pensar assim, já que ele vai precisar de outras pessoas ao longo da vida para viver e realizar suas atividades.
5 - Determinar a ordem em uma sociedade, através da criação de regras para que o convívio das pessoas seja em harmonia, preservando a sociedade de maus hábitos e irregularidades.
Ex:
Ajudar uma pessoa sendo agredida na rua.
Denunciar uma pessoa que cometeu alguma irregularidade.
6- Os valores morais se modificam com o tempo. O mundo evolui e certas tradições que pareciam importantes em outras épocas perdem espaço.
Exemplos:
No tempo – Na idade média os condenados eram supliciados em praça pública.
No espaço – Na Arábia Saudita, mulheres só podem estudar se um parente permitir, e homens podem ter várias mulheres.