CONSCIENCIA
Tenho que discordar da colega Elielma no ponto em que afirmou que a manutenção da ética depende de cursos gratuitos. Acredito que a manutenção da ética parte de dentro do individuo para fora. É um trabalho de senso de coletividade e moralidade.
As pessoas estão cada vez mais individualistas e egoístas, sempre pensando no seu próprio bem e no que precisam mesmo que "passem por cima" dos outros e das próprias leis que regem um país. Devemos também salientar que os exemplos dos pais e bem como do meio em que esse jovem habita também interferem, de certo ponto, em seu caráter (como por exemplo: a influência de amigos). Muitas pessoas maquiam a falta de caráter por não ter dinheiro e acham que por isso tem o direito por roubar outros indivíduos que possuem poder aquisitivo maior. Por esse pensamento egoísta dominar a mente de muitos, atos como o do Wesley, no texto "A lei de cada um" de Martha Medeiros, torna-se cada vez mais raro de se encontrar e fora assim classificado como um grande ato. Mas o menino tem princípios e caráter, que fora moldado com a boa educação que seus pais lhe deram, independente da sua condição financeira, e como deveria ser em todas as famílias.
Este menino foi um exemplo de ética pois ele pensou no bem estar de todos. E se todos nós tivéssemos pessoas mais integras, com atos que não ferissem ao próximo viveríamos melhor em sociedade.
A desigualdade finaceira é um fato que pode contribuir para que a idéia do ter sobressair a do ser. A minoria concentra a riqueza enquanto a maioria vive em condições precárias estimulam o sentimento de revolta. Se a maioria pobre cobrasse do governo uma melhoria