Consciencia
Aula teórica 03 Sistemas sensoriais e Psicologia
Sistemas sensoriais
Numa perspectiva evolucionista, os processos mentais desenvolveram-se nos organismos para permitir uma interacção eficaz com o meio ambiente complexo em que vivem (eficácia em termos de sobrevivência). A interacção entre o organismo e o ambiente exterior dá-se através do tecido sensorial (órgãos dos sentidos). Os processos de sensação e percepção correspondem a mecanismos básicos da Psicologia, pois é através deles que a informação ambiental chega à nossa mente.
1 2
a) Sensação versus Percepção versus Cognição b) Características do sistemas sensoriais e respostas c) A visão d) A audição e) O tacto f) Os sentidos químicos
O estudo das sensações e das percepções confunde-se com a origem da Psicologia científica – foram estes os primeiros processos psicológicos a serem estudados experimentalmente pela Psicologia moderna (Weber, Fechner e Wundt).
A pergunta que se pretende ver respondida é: “Qual a cadeia de acontecimentos que leva um estímulo exterior a ser percebido e provocar uma sensação mental?”
Weber
Fechner
Wundt
3 4
Interacção com o tecido sensorial; estímulo é qualquer forma de energia que excite os órgãos sensoriais Transdução (conversão da energia do estímulo em impulsos nervosos) Condução de impulsos até ao sistema nervoso central
Fenómenos ambientais
Sensação versus Percepção Distinção pouco clara e introduzida pela primeira vez por Thomas Reid (1785).
Níveis de processamento bioquímico
Estímulos sensoriais
Excitação dos nervos sensoriais
Sensação: processo informação ambiental.
primário
de
recolha
de
Activação do SNC sensorial
A energia do ambiente é codificada em sinais eléctricos (transdução) e vai activar as áreas sensoriais do córtex, gerando sensações.
Sensação Indivíduo dotado de capacidades de processamento da informação e de experiência
Percepção
Níveis de processamento psicológico