Conotação Denotação
ALANA AUGUSTA DOS SANTOSR.A 1550661313002
ANDRÉIA LÚCIA DO VALE SILVAR.A 1550661313006
3° SEMESTRE NOITE
Denotação e Conotação
ITAQUAQUECETUBA, SP
MAIO 2014
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAQUAQUECETUBA
ALANA AUGUSTA DOS SANTOSR.A 1550661313002
ANDRÉIA LÚCIA DO VALE SILVAR.A 1550661313006
3° SEMESTRE NOITE
Denotação e Conotação
Trabalho para aproveitamento na disciplina de Português III orientador:Prof. Edson Abreu Rodrigues
ITAQUAQUECETUBA, SP
MAIO 2014
Sumário
Objetivo Analisar textos que contenham em suas estruturas características denotativas e conotativas predominantes, que podem ser encontrados em diversos gêneros textuais. Demonstrando assim, que independente da ocasião situacional na qual possam encontrar-se inseridos, essas funções são recursos que tornam as mensagens mais significativas.
Denotação e Conotação
Estes dois conceitos são muito fáceis de entender se lembrarmos de que duas partes distintas, mas interdependentes, constituem o signo linguístico: o significante ou plano da expressão - uma parte perceptível, constituída de sons - e osignificado ou plano do conteúdo - a parte inteligível, o conceito. Por isto, numa palavra que ouvimos, percebemos um conjunto de sons ( o significante), que nos faz lembrar de um conceito (o significado).
A denotação é justamente o resultado da união existente entre o significante e o significado, ou entre o plano da expressão e o plano do conteúdo. A conotação resulta do acréscimo de outros significados paralelos ao significado de base da palavra, isto é, outro plano de conteúdo pode ser combinado ao plano da expressão. Este outro plano de conteúdo reveste-se de impressões, valores afetivos e sociais, negativos ou positivos, reações psíquicas que um signo evoca.
Portanto, o sentido conotativo difere de uma cultura para outra, de uma classe social para outra, de uma época