Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS
CREAS significa Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Em um local na cidade especializado em atendimento às crianças, adolescentes e famílias que estão em situação de risco e violação de seus direitos. O CREAS forma uma rede de proteção, prevenção e promoção de crianças, adolescentes e familiares e tem como missão resgatar e fortalecer os vínculos e potencialidades das famílias. Não fique na dúvida, sempre que precisar entre em contato com o CREAS.
QUEM DEVE USAR O CREAS?
As crianças e adolescentes, entre zero e dezoito anos incompletos e as suas famílias, quando vítimas de violência, não devem se calar. O CREAS trabalha diariamente para ajudar na prevenção a todos os TIPOS DE VIOLÊNCIA:
→ Violência Física: lesões, hematomas, feridas, fraturas, queimaduras, etc...
→ Violência Psicológica: é caracterizada por agressões verbais, ameaças, rejeição, depreciação, etc...
→ Violência Sexual: carícias, toques, exibir-se para a criança ou observá-la nua; apresentar materiais como revistas ou filmes, bem como relação vaginal, anal e oral, praticados por pessoas em estágios mais avançados do desenvolvimento, podendo envolver ou não violência física e/ou psicológica. A ATENÇÃO É FUNDAMENTAL porque, muitas vezes, é praticado dentro da própria família ou por alguém de confiança.
→ Negligência: Os pais ou responsáveis pelas crianças devem suprir necessidades básicas como alimentação, cuidados com a saúde e higiene, educação da criança. Portanto, as pessoas mais próximas podem ajudar entrando em contato com o CREAS e denunciar.
FICAR ATENTO AOS SINAIS É IMPORTANTE!
A criança e adolescentes vítimas de violência sexual apresentam alguns SINAIS e SINTOMAS:
→ Isolamento social, tristeza, abatimento profundo, choro fácil;
→ Idéias ou tentativas de suicídio;
→ Falta de confiança nos adultos;
→ Mudança significativa de comportamento na escola: de assíduo, pontual e boas notas para faltas freqüentes, impontualidade, falta de