Elementos basicos da linguagem visual
- O ponto: é o começo de tudo. O ponto gráfico é a base da linguagem visual. Simboliza a existência de algo sobre o nada. Expressa também demarcação, ou seja, literalmente, pontuação de algo importante. O ponto é um ótimo recurso gráfico para quando precisamos chamar a atenção do expectador para algum ponto específico num trabalho de comunicação visual qualquer.
- A linha: constitui-se de uma sequência de pontos. Pode ser reta ou curva. A linha curva expressa suavidade, gradação, flexibilidade e existe abundantemente na natureza. Já a linha reta, angulosa, surge mais como resultado da ação humana e sua produção técnica.
- A forma: também pode ser chamado de plano, é formada pela união de várias linhas dispostas de forma a contornarem um espaço vazio.
- A direção: é a disposição dos elementos de linguagem visual num plano pode conduzir o olhar a certo sentido espacial. Linhas ou retângulos verticais repetidos podem sugerir a ideia de altura, elevação, elegância. Elementos mais horizontais expressam uma ideia de amplitude, de espaço e grande estabilidade. Elementos diagonais possuem uma forte instabilidade intrínseca. Parecem que vão cair a qualquer momento e devem ser usados sempre com cautela e boa justificativa, como tudo na comunicação visual.
- A textura: é um recurso amplamente utilizado na comunicação visual como simulação de materiais diversos na impressão em papel e em outros veículos. Abaixo, uma forma quadrada simula a textura de granito. Assim como as cores, a textura sugere um forte envolvimento emocional com a real sensação de se estar na presença do material simulado.
- O tom: relaciona-se com contraste, explicado mais detalhadamente no fim deste artigo. O tom é expresso pelo grau de intensidade de um preenchimento, preto ou colorido e está intrinsecamente fundamentado na relação luz e sombra.
- As cores: conferem intensa carga emocional à forma. Cada cor possui uma dramatização própria, muitas