Conjuntura Econonômica
Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda
CONJUNTURA ECONÔMICA
AVALIAÇÃO VIRTUAL COMPLEMENTAR
Salvador
21 DE SETEMBRO DE 2014
QUESTÃO 5 (Valor: 3,0)
A figura 1 ilustra uma importante variável macroeconômica, a taxa de cambio, e seus efeitos sobre dois fundamentais indicadores da economia: as importações e as exportações.
Considere o movimento da seta vermelha como de valorização da moeda nacional. Analise seus efeitos diretos sobre as importações e exportações e desdobramentos para os níveis de preços internos. Qual principal objetivo macroeconômico o Governo pretende atingir com este movimento?
Proceda com a mesma análise em uma situação de inversão das três setas.
RESPOSTA
A taxa de câmbio baixa valoriza a moeda, desestimula as exportações e incrementa as importações, tornando nossos bens e serviços menos competitivos, já que seus preços crescem no mercado internacional. Dessa forma, pode ser positiva para o consumidor no sentido de reduzir os preços, ou seja, é mais atrativos os bens e serviços importados. Entretanto, pode ser destrutiva para a indústria local e para os empregos no país se não pudermos, por exemplo, competir com os custos dos produtores internacionais. O objetivo do governo com a entrada de moeda internacional é aumentar as reservas internas, tornando o saldo comercial positivo, e assim diminuindo o risco país. Já a taxa de câmbio elevada desvaloriza a moeda e faz aumentar as exportações, pois os preços de bens e serviços brasileiros barateiam e ficam mais competitivos no mercado internacional. Em contrapartida, desmotiva as importações, pois estas ficam mais caras face ao mercado externo, o que beneficia os produtores locais.
Referências
MEINERS, Wilhelm Milward. Câmbio flutuante, estabilidade e