Adm. de Recursos Materiais
R- 1. Pela periculosidade do material; 2. Pela dificuldade de aquisição; 3. Pelo valor do consumo; 4. Pela perecibilidade do material e 5. Pela importância operacional.
2. O SÃO OS CONTROLES DE ESTOQUES?
R- São um dos principais tipos de controle realizado pela administração de materiais. Na seqüência abordam-se diversos tipos de controle realizados nas organizações pelos almoxarifados.
3. DEFINA FICHA DE PRATELEIRA.
R- É um documento que se destina ao controle de material no próprio local onde está armazenado fisicamente. Sendo corretamente preenchida, sua utilização evita a necessidade de contagem rotineira para checagem da quantidade real disponível fisicamente no estoque. Fica junto ao material e são realizadas as anotações cada vez que o material é retirado do estoque ou cão contrário, sempre que se registram novas entradas.
4. DEFINA NOTA DE RECEBIMENTO.
R- É um documento que transcreve os dados na nota fiscal para facilitar seu fluxo dentro da organização. A nota fiscal, por ser um documento legal, deve ser sempre encaminhada para contabilidade. A nota de recebimento reproduz dados da nota fiscal para que os usuários tenham essas informações precisas sobre a chegada dos materiais requisitados.
5. QUAL O OBJETIVO DO RECEBIMENTO DE MATERIAIS?
R- Garantir que o material entregue pelos fornecedores esteja de acordo (em conformidade) com as especificações constantes no pedido de compra (ou ordem de fornecimento)
6. QUAL A FUNÇÃO DA VIA CEGA?
R- A via cega é tipo uma nota fiscal, mas sem as quantidades. Ela serve para realizar controles. Faz com que o recebedor do produto faça realmente a conferência de todos os materiais entregues, sem contar com a informação da quantidade antecipada. Esse procedimento garanti que realmente está sendo conferido e ainda possibilitar confrontar a via cega com a nota fiscal e a nota fiscal com o pedido de compra.