Conhecimentos
O Histórico do Método Cientifico
A Ciência, na condição atual, é o resultado de descobertas ocasionais, nas primeiras etapas, e de pesquisa cada vez mais metódicas, nas primeiras etapas posteriores. Ela é uma das poucas realidades que podem ser legadas às gerações seguintes. Os homens de cada período histórico assimilam os resultados científicos das gerações anteriores, desenvolvendo e ampliando aspectos novos.
O que permitiu à ciência chegar ao nível atual foi o núcleo de técnicas de ordem prática, seus fatos empíricos e suas leis, que formam elemento de continuidade, que, por sua vez, foi sendo aperfeiçoado e ampliado ao longo da história Homo Sapiens.
A ciência pode-se considerar relativamente nova, pois deu-se na era da Idade Moderna, a qual começou sua evolução com o Copérnico, Bacon e Galileu, entre outros. Surgindo pelo conhecimento empírico, do cotidiano, do conhecimento do homem e o universo. Aos poucos o método experimental surgiu, desenvolvendo o estudo da biologia e da química. E assim, o método científico vem tentando ampliar suas fronteiras por meio do conhecimento e de técnicas e instrumentos de investigação.
Conhecimento Filosófico
O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade.
A Filosofia está num ponto intermediário entre a Teologia e a Ciência. A filosofia, voltada reflexiva e criticamente para os fundamentos do conhecimento e buscando compreender os valores que dirigem a ação, procura conhecer eles respostas racionais, à base de provas especulativas.
Como Teologia, consiste em especulações sobre assuntos a que o conhecimento exato não conseguiu chegar, mas como ciência, apela mais à razão humana do que à autoridade da tradição ou da revelação.
Todo dogma, toda crença, pertence à Religião.
Todo conhecimento positivo, definido, pertence à ciência.
O objetivo da Filosofia é constituído de realidades mediatas, não