Conhecimentos basicos
É aquela que contradiz as opiniões, mostrando que a primeira resposta é insuficiente, criticar e debater sobre algo que não aceitamos e expor-nos nossas opiniões claras sobre o assunto em questão.
2 – Quando passamos das atitudes costumeiras a atitudes filosóficas? Quando nos perguntamos: O que esta por trás de tais perguntas?
Quando mudamos de atitudes, quando o que era objeto de cresça aparece como algo contraditório ou problemático, quando algo se transforma em indagação ou interrogação, quando passamos a enxergar as coisas de maneiras diferentes do que a sociedade nos mostra e passamos a buscar respostas para determinadas coisas.
Exemplo: Olhamos os pobres como se fosse algo natural, já que eles estão por toda parte, mas quando passamos a nos perguntar, o que é a pobreza, então deixamos de enxergar as coisas normais do nosso cotidiano da forma como todos enxergam e pensam, buscando assim o sentido delas.
3 – O que significa dizer que filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise ou critica?
Porque é neste momento que mais surgem os questionamentos: O por quê? O que é como é? O que somos? Por que somos? Como somos?
A realidade do nosso cotidiano torna-se estranho, espantoso, incompreensivo e não nos satisfazemos mais com as respostas que a sociedade nos impõe, pois é neste momento que enxergamos mais do nosso pensar, do nosso falar e do nosso agir.
4 – Por que se pergunta, para que filosofia?
A filosofia na visão geral, não serve para nada, quem serve é a ciência, a tecnologia, a religião...
A filosofia seria o pensamento do pensamento, portanto não estria servindo de nada. Mais, nenhum filosofo pensa desta forma, na visão de Sócrates, por exemplo, a filosofia é a busca das respostas, do alto conhecimento.
A filosofia nos faz enxergar aquilo que a sociedade acha banal (comum) de uma forma questionável.
5 – Quais as três principais perguntas que caracterizam a atitude filosófica?