Conhecimento
Força sem desgaste
Um dos grandes avanços na tecnologia de combustíveis foi à colocação no mercado do óleo diesel aditivado. As vantagens de sua utilização são muitas conforme explicações a seguir.
Um ponto bastante importante para que se tenha um rendimento máximo quando da utilização do óleo diesel aditivado é que seu consumo seja contínuo. De nada adianta fazer uso dele alternadamente com o óleo diesel comum. É gastar dinheiro à toa. Outro cuidado bastante importante é efetuar as três primeiras trocas dos filtros de combustível, após se começar a usar o óleo diesel aditivado, com a metade do tempo prescrito pelo fabricante do motor. Isto se deve ao fato do óleo diesel aditivado ter componentes detergentes-dispersantes em sua composição o que poderia ocasionar uma limpeza tanto no sistema de combustível do motor como nos tanques de armazenagem do óleo diesel, levando a uma obstrução precoce dos filtros de combustível. Passado este período, a periodicidade da troca de filtros de combustível passa ser a recomendada pelo fabricante do motor.
Com a evolução tecnológica dos motores diesel, principalmente devido à incorporação de componentes eletrônicos aos sistemas de injeção, verificou-se que o diesel convencional vinha apresentando alguns problemas tais como: a obstrução precoce dos bicos injetores; corrosão nos bicos e elementos da bomba injetora; freqüentes necessidades de regulagem nos sistemas de injeção comandados convencional e eletronicamente etc. Face a isto, a Petrobras desenvolveu o Extra Diesel Aditivado. Isto se deveu, em parte, à necessidade de um produto que tivesse maior estabilidade química a fim de suportar as elevadas temperaturas dos modernos sistemas de injeção.
É possível perceber que o óleo diesel aditivado possui uma estabilidade muito maior que o diesel comum suportando, sem formar depósitos, as elevadas temperaturas existentes nos sistemas de injeção. O escurecimento do óleo diesel denota que o processo de