Conhecimento
O conhecimento é chamado por filósofos de “epistemologia” que significa conhecimento e explicação ou teoria. ALGUMAS DUVIDAS SOBRE O CONHECIMENTO. Qual é o limite do conhecimento?
Existem duas posições relacionadas a cerca disto:
1. Todas as verdades sobre as realidades podem ser conhecidas em princípio pelo ser humano.
2. Os seres humanos não podem conhecer nada, não na pratica. René Descartes condicionou que precisamos de certeza para encontrar o conhecimento, a indubitabilidade, que seja a ausência de qualquer duvida sobre a afirmação, e a infalibilidade, a ausência de qualquer possibilidade real de erro. A maioria dos epistemólogos contemporâneos rejeitou a exigência de certeza, pois é possível saber ou conhecer algo sem ter certeza acerca de tal.
A partir de nossos recursos cognitivos podemos atender às condições de conhecimento.
O ceticismo tem varias formas, a total, a qual nega a existência de qualquer conhecimento, e a parcial nega apenas a existência de alguns conhecimentos. A maioria dos epistemólogos não é totalmente cético, vários tentam tornar mais seguras os “conhecimentos” já existentes. O relativismo, mesmo sendo no sentido oposto ao ceticismo proõe que a verdade é relativa. Sendo assim o conhecimento não é possível pois é relativo a culturas, crenças, etc.
A DEFINIÇÃO TRADICIONAL DE CONHECIMENTO O conhecimento é analisado em justificação, verdade e crença, logo a verdade e o conhecimento não são universais, no entanto uma analise solo não é suficiente para a verdade.
CONHECIMENTO E EXPERIENCIA
O conhecimento dependente da experiência se chama a posteriori e o que não depende é chamado a priori, a diferença entre eles é a forma que utilizam para justificar as proposições.
AS INTITUIÇÕES E A TEORIA
As Instituições sobre o conhecimento precisa ser