Conhecimento
Curso: Direito
Disciplina: Metodologia – 1º Período
Prof.: Isa
Concepções e Formas de Conhecimento
Francisco Rafael de Sousa Reis
Caxias- MA
Out/ 2013
CONCEITO DE CONHECIMENTO
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.
TIPOS DE CONHECIMENTOS
Conhecimento Empírico É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas.
Conhecimento Filosófico É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.
Conhecimento Teológico Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.
Conhecimento Científico É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o Conhecimento Científico
QUESTIONÁRIO
Como o progresso das certezas científicas pode produzir o progresso da incerteza? O progresso das certezas cientifica, entretanto não caminha na direção de uma grande incerteza. Tanto as ignorâncias como os conhecimentos provenientes do progresso cientifico trazem esclarecimento insubistituível aos problemas fundamentais.
Elabore um conceito de conhecimento
Conjunto de informação armazenada por intermédio da experiência ou da aprendizagem através da introspecção
O que distingue o conhecimento popular do conhecimento