Conhecimento
Área das Ciências Exatas e Ambientais
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: Metodologia Cientifica
Professor: Eli Maria Bellani
Acadêmico: Leonardo Freiberger
2º sementre de 2012.
Conhecimento
O ser humano vive um processo de constante aprendizado, adaptação, conhecimento e entendimento do que não domina. O mesmo se sente apavorado e angustiado pelo fato de não saber sobre determinado assunto. Logo o sujeito sente a necessidade de instruir-se sobre tudo que o rodeia.
O fato de “tomar conhecimento” sobre algo proporciona ao ser humano um bem estar imediato, uma sensação de segurança e conforto.
O conhecimento é um fenômeno representacional, consciencial, pois a partir do
“conhecer” o ser humano elabora um conceito sobre o assunto, ele não toma posse do objeto em si. O conhecimento se constitui como uma relação entre um sujeito e um objeto. Quando se caracteriza o ato de conhecer como uma apropriação, pressupõe-se a ação de uma agente (sujeito) em direção a algo (objeto) (HESSEN, 1987), a saída do sujeito em direção ao objeto tem como propósito recolher as propriedades deste
(HESSEN, 1987).
A interpretação do conhecimento pode ser feita de varias formas, entre elas pode-se destacar: senso comum, filosofia, ciência e religião.
O conhecimento a partir do senso comum tem como fonte as experiências vividas ao longo da vida e que são transmitidas de geração em geração. Esta forma de
“conhecer”, também denominada de empírica ou vulgar preocupa-se em relatar o que é, e não como é e por que é. Ela esta ligada a vivência, a percepção e a crenças pessoais, não organiza os conceitos apenas obsorve um monte de informações.
O conhecimento cientifico procura entender, provar, comprovar através de métodos, técnicas e conceitos mais elaborados aquilo que se aborda pelo senso comum.É algo claro, preciso, explicativo, sistemático, analítico e universal.
O conhecimento filosófico esta muito alem do conhecer